segunda-feira, 30 de maio de 2016

Final do 3º período


Final do ano

Ao longo deste ano, realizámos inúmeros trabalhos que nos permitiram alargar o conhecimento informático e entender que a informática pode ser divertida e útil. 

Explorámos vários programas, como por exemplo, CorelDRAW, Photoshop e Visual Basic. 

Compreendemos que todos estes programas nos pode auxiliar em diversas situações do nosso quotidiano e podem ser utilizadas em casa. 

Esta disciplina ajudou-nos a entender em que consiste a informática e deu-nos uma perspetiva do futuro nesta área.

Esperamos que tenham gostado e compreendido todas as nossas publicações.

Bom descanso e boas férias!!



Praia Algarvia

Exposição dos trabalhos

Trabalhos

Depois de um ano repleto de trabalhos, estes vão ser expostos nos corredores da nossa escola (Escola S/3 de S. Pedro). Desta forma, procuramos demonstrar em que consiste a disciplina de Aplicações Informáticas B, transmitindo a mensagem de que podemos adquirir conhecimento acerca da informática de forma prática e útil.

A exposição vai ser montada pelos alunos, inclusive nós, e o cartaz de apresentação é o seguinte:



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ficha 12 e 13

Visual Basic


Nas últimas aulas, continuámos com a utilização do programa Visual Basic. Estas foram as fichas realizadas por nós inseridas no contexto da Programação.

Ficha 12





Ficha 13




Divirtam-se a ver se são saudáveis!!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Continuação da utilização do VisualBasic

VisualBasic

As últimas fichas realizadas foram a 10 e a 11. 

A ficha 10 consistia num formulário no qual se saberia através da idade se a pessoa em questão já é adulta ou não.



A ficha 11 era mais complexa. No primeiro formulário teríamos a hipótese de ir para o exercício 1 ou 2.


O primeiro exercício consistia na determinação do maior de dois números.


O segundo exercício dava-nos a indicação sobre a nossa aprovação ou reprovação, mediante a nota inserida.




Esperamos que estas mensagens vos ajudem com este programa!!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Introdução ao programa Visual Basic

Visual Basic

Nesta aula, demos início à utilização do programa Visual Basic. Este programa insere-se no tema Programação. 

Foram-nos explicadas algumas das ferramentas deste programa e propostas algumas fichas. Para mostrar o programa temos as seguintes imagens correspondentes ao resultado da ficha 4:






Depois de algumas fichas realizadas, podemos apresentar o seguinte resultado com novas programações (ficha 5):





Realizámos, também, a ficha 6 onde programámos uma calculadora simples.



segunda-feira, 18 de abril de 2016

Ficha 1

O que é Programação?


A Programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação. Consiste em enviar uma sequência de comandos para um computador, de forma a atingir um determinado objectivo, ou seja, procura que o computador execute uma determinada função.

Um programa é escrito em linguagem de programação, embora seja possível, porém dificil, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.


O que são Linguagens de Programação?


Linguagens de Programação são métodos padronizados para comunicar instruções a um computador. São conjuntos de regras sintáticas (estipulam o modo correcto de utilizar os termos da linguagem para formular instruções válidas para a máquina) e semânticas (conjunto de palavras ou sinais que assumem determinados significados para o processador) usadas para definir um programa de computador. Permitem que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. As Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.




As linguagens de Programação estão divididas em:

Linguagem de alto nível -  tem um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Basic.

Linguagem de baixo nível - utiliza somente instruções do processador,  estando diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Assembly que trabalha diretamente com os registadores do processador, manipulando dados.



Algoritmo e Programa


Um algoritmo é um conjunto ou sequência de instruções de operações devidamente organizadas e orientadas para a resolução de um determinado problema ou para alcançar determinados objetivos. Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas. Mas, existem outros modos de especificação que são o fluxograma (conjunto de esquemas gráficos que representam a sequência de um programa utilizando símbolos) e o pseudocódigo (linguagem artificial que descreve os passos necessários à resolução de um problema).

Pseudocódigo

Fluxograma















programa consiste na tradução do algoritmo (ou conjunto de algoritmos interligados) para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador.










Ada Lovelace

Ada Lovelace (nascida Byron, 10 de dezembro de 1815 — 27 de novembro de 1852) foi uma matemática e escritora inglesa. É reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.

Webgrafia


Projeto Final

Youtube

Após a aprendizagem das diversas ferramentas do youtube, tivemos que executar um projeto final que consista na criação de um vídeo sobre a nossa escola. Os diversos temas foram-nos oferecidos e o nosso grupo optou pelo tema "Nós e a Escola". Procurámos tirar as fotos aos locais mais frequentados pelos alunos e fazer uma espécie de visita guiada pela nossa escola. O nosso vídeo encontra-se no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=W5hElk5dY5Y



Esperemos que gostem!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Início do 3º Período

Voltámos das férias e do convívio com os familiares. Esperamos que este tenha sido um tempo de descanso e de revigoração. 

Neste período continuaremos com os mesmos objetivos, nomeadamente realizar todos os trabalhos propostos pela professora e publicar os resultados obtidos no blog. Vamos abordar as temáticas Som, Vídeo e Programação. 

quinta-feira, 17 de março de 2016

Férias da Páscoa

Este é um momento dedicado, principalmente, aos católicos, porém é, também, um tempo de descanso para todos nós. É uma época para estar com a família e os amigos mais próximos ou aqueles que já não vemos há algum tempo. 


Nestas férias serão raros os momentos de acesso ao computador, por isso não teremos oportunidade de publicar muitas mensagens. Desejamo-vos uma Páscoa feliz repleta de bons momentos e muitos chocolates!

Boas Férias!!!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Ficha 3

Conversão de vídeos do Youtube para MP3


No âmbito da 3ª ficha sobre o Som, explorámos a possibilidade de converter vídeos do Youtube para outros formatos, tais como mp3. Através do site http://www.youtube-mp3.org/ é possível proceder à conversão de diferentes vídeos, bastando apenas copiar o link pretendido e introduzi-lo no espaço para essa finalidade. Depois é apenas necessário fazer o download do ficheiro criado.



Esta ferramenta é muito útil, pois permite a fácil obtenção de músicas, de forma gratuita!

Ficha 2

Nesta aula, foi-nos proposta a utilização do site: http://audio-joiner.com/pt/ para a união de duas músicas.

A primeira música escolhida foi https://www.youtube.com/watch?v=ovDcLHa2L1o, pois tem um ritmo bastante apelativo e a segunda escolha foi https://www.youtube.com/watch?v=UxxajLWwzqY, pois é uma música reconhecida por todos. 



Esperemos que gostem!!



quinta-feira, 10 de março de 2016

Ficha 1

O que é o Som?

Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica. Corresponde a uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gases. É caracterizado por altura (que está relacionada com a amplitude da onda), intensidade (relacionada com a frequência) e timbre (que nos permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade, produzidos por fontes sonoras diferentes). Os seres humanos apenas conseguem ouvir sons cuja frequência está compreendida entre 20 e 20000 Hz.



O que é o Audio Digital?


O som digital é a representação digital de uma onda sonora através de código binário. O processo envolvido na conversão de um som analógico para um digital e vice versa permite o armazenamento e a reprodução do som por meio de CDs, MiniDisc´s ou DAT. Este processo envolve perdas, e por isso, um som digital nunca representa, plenamente, um som analógico. Porém, com toda a evolução tecnológica este é um processo realizado quase na perfeição, visto que não transparece nenhuma distinção perceptível ao ouvido humano.





Se os ficheiros de áudio digital não forem comprimidos, apresentam um tamanho grande, uma vez que têm uma quantidade enorme de dados. Assim, podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado. A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante.

Ficheiros Não Comprimidos



Waveform Audio


Formato de áudio digital nativo do sistema operativo Windows. Os ficheiros neste formato utilizam a extensão wav.


Audio Interchange File Format


Formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple. A extensão destes ficheiros pode ser aiff ou aif.


Audio


Formato utilizado pela Sun e pelo sistema operativo Unix. A extensão destes ficheiros é au.


Sound


Formato semelhante ao formato AU e utilizado inicialmente pela Apple. A extensão destes ficheiros é snd.


Musical Instrument Digital Interface


Não são propriamente um formato de ficheiro de áudio, mas, por armazenarem notas musicais, encontram-se nesta categoria.


Compact Disc Digital Audio


Formato usado para codificar música em discos comerciais. A extensão destes ficheiros é cda.


Ficheiros Comprimidos




Com perdas
Sem perdas

Motion Picture Experts Group (MPEG)

Família de Standards para áudio e para vídeo que inclui o MPEG 1, 2, 4 e o MPEG 1 Layer 3 (MP3)

Windows Media Audio Lossless
Formato da Microsoft disponível nas versões 9 e 10 do Windows Media Player que usa a mesma extensão do formato wma.
Quick Time Audio
É, essencialmente, uma tecnologia MPEG 4, suportando áudio, vídeo e o formato MP3;
A extensão dos ficheiros é qt ou mov.
Apple Lossless Audio Codec
Formato disponível para ser usado com a Apple’s iTunes e o iPod, que tem como extensão m4a.
Windows Media Audio

Formato de áudio digital da Microsoft desenvolvido como um formato alternativo ao MP3;
A extensão dos ficheiros é wma.

Webgrafia


quinta-feira, 3 de março de 2016

Projetos de Avaliação

Photoshop

Nas últimas aulas foi proposta a realização de dois projetos para avaliação.

O primeiro consistia na criação de uma espécie nova, utilizando espécies já existentes. 
A primeira ideia foi juntar o corpo de um leopardo com o focinho de um leão, visto que as cores de ambos são bastante parecidas e, assim, o animal novo não ficaria muito bizarro. O nome escolhido para esta nova espécie foi uma junção de Leão com Leopardo - Leãopardo.


A segunda ideia que nos ocorreu foi unir um pato e um tucano. Utilizámos o corpo de um pato e adicionámos-lhe o bico excêntrico de um tucano. Aproveitámos, o olho de outro tucano para criar uma espécie mais colorida e consistente. De forma a ficar mais bonito, colorimos de preto a parte superior o que fez, também, com que parecesse uma espécie mais real. O nome escolhido para esta nova espécie foi, tal como a anterior, uma junção de ambos os animais: Patano (Pato + Tucano).



O segundo projeto consistia em modificar a imagem de um escritor, visto que esta parte do trabalho estava inserida num tema específico - "Escrita, escrituras e outras aventuras" - retratado no nosso jornal escolar .
Eram necessárias duas imagens, uma para cada. Assim, escolhemos Mia Couto e Lídia Jorge para uma e José Rodrigues dos Santos e Isabel Alçada para outra. Decidimos adaptar o rosto dos homens ao corpo e fundo da imagem das mulheres. Estes foram os resultados:



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Aplicação de filtros

Photoshop

Este programa contém uma vasta gama de filtros que podem ser utilizados em várias imagens. Utilizando a ferramenta de seleção podemos aplicar o filtro apenas nessa área. Assim, acabamos por ter um resultado com vários exemplos de filtros na mesma imagem.


Como envelhecer imagens?


Photoshop


Por vezes, as fotos ficam mais interessantes e diferentes quando parecem mais velhas. Nós utilizámos várias ferramentas do Photoshop para conseguir esse efeito.


Começámos por utilizar a ferramenta Desaturate para deixar a foto a preto e branco. Em seguida jogámos com os valores de Brightness/Contrast e Variations. Abrimos a imagem da textura escolhida e sobrepusemos a imagem alterada sobre a textura e diminuímos a opacidade de forma a parecer uma só imagem. Conseguimos assim um resultado envelhecido.

Como simular uma tatuagem?


Photoshop


Já pensaste em como seria se tivesses uma determinada tatuagem?

No Photoshop basta adicionar a imagem pretendida e  utilizar Darken, Multiply, Color Burn e Linear Burn. 

Estas são algumas das experiências realizadas por nós:


Se, pelo contrário gostasse de remover certas tatuagens pode também utilizar o Photoshop, através da ferramenta de reparação. 



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Como corrigir olhos vermelhos nas fotos?


Photoshop


Quantas fotografias tem onde os seus olhos são vermelhos? E quantas delas são até bastante especiais, mas a cor dos olhos "estraga" tudo? 

Através do Photoshop este pode deixar de ser um problema. Basta utilizar a ferramenta Red Eye e selecionar os olhos. 

Estes são alguns exemplos:




sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Férias de Carnaval


Estamos quase no Carnaval...

Esta é uma época festiva na qual cada um se pode vestir de diversas formas. Podem fantasiar-se com fatos completos e comprados em qualquer loja ou podem demonstrar a vossa imaginação, utilizando roupas que tenham em casa e fazendo os próprios acessórios/adereços. Podem seguir a vossa profissão de sonho, ser o herói favorito ou demonstrar o que realmente gostavam de ser.

Já pensaram o que pretendem fazer e vestir nesse dia?


Se ainda não pensaram, sejam rápidos porque o dia está quase aí...!

Bom Carnaval e muita festa!!   

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como restaurar imagens?


Photoshop

Muitas das fotos que já têm alguns anos encontram-se rasgadas ou deterioradas pela luz. É possível resolver este problema e recuperar as imagens que contam a sua vida. 

Para este trabalho utilizámos as ferramentas de reparação e alterámos o contraste e o brilho como em muitas das anteriores.


Como retirar marcas, sinais ou borbulhas?


Photoshop


Muitas pessoas têm algumas marcas das quais não gostam e preferiam que estas não fossem o centro das atenções nas suas fotos.

O Photoshop é a solução para todas as imperfeições do seu corpo. 

O exemplo que vamos dar demonstra como é possível reparar o rosto. Utilizámos a ferramenta de reparação para tal efeito.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Como alterar a cor dos olhos e do cabelo?


 Photoshop

Quem nunca imaginou como ficaria se os seus olhos fossem de uma cor diferente? 

Através do programa Photoshop foi possível alterar a cor dos olhos de uma imgem de uma mulher. 

Primeiramente, neste caso, utilizámos a ferramenta Elliptical Marquee Tool para selecionar os olhos e, depois, no Menu Layer escolhemos a opção New Fill Layer e Solid Color. Aí no modo colocámos Soft Light e escolhemos a cor. Duplicámos a Layer e repetimos o processo para outras cores. 


Original




O mesmo se pode fazer com o cabelo... Já tentou perceber se ficava bem com o cabelo loiro? Ou, até mesmo, vermelho? 

Para este caso, basta selecionar o cabelo com a varinha mágica, corrigindo as imperfeições com a máscara, utilizando a borracha e o pincel. O resto do procedimento é semelhante ao dos olhos. Basta escolher a cor e já está! Será que fica bem...?


Original




Esperamos que se divirtam a experimentar novos visuais!