Bom dia! Apresentamos mais um trabalho proposto em sala de aula, onde se pretende distinguir fontes com serifa e sem serifa e os tipos de fontes (bitmapped e escaladas).
Fonte Tipográfica
As Fontes Tipográficas são classificadas segundo as suas principais características, as Serifas. Estas são pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras.
Alguns exemplos de fontes Serifadas e Não Serifadas:
Serifadas
Times New Roman
Garamond
Bodoni
Didot
Caslon
|
Não
Serifadas
Helvetica
Futura
Franklin Gothic
Gill Sans
Avantgard
Optima
Univers
Fruitiger
|
As fontes com serifa são, geralmente, utilizadas em blocos de texto visto que tendem a guiar o olhar do leitor através do texto. O ser humano ao invés de ler letras individuais lê a palavra, já que as letras parecem unidas pelas serifas. Os livros, jornais e revistas costumam usar estes tipos de letra.
As fontes sem serifa costumam ser usadas em textos mais curtos, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a destacar-se devido ao facto de parecerem mais limpas.
Tipos de Fontes
Os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão.
As fontes bitmapped são concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas, uma vez que são guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. Assim, se a impressora não suportar a fonte bitmapped, esta não pode ser impressa.
As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer
tamanho que forem requisitadas, sendo que ao serem ampliadas não perdem a qualidade das suas formas. Contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que
são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas.
Foi-nos pedido para escolher uma das cinco fontes bitmapped existentes (Courier, MS Sans Serif, Small e Symbol) e uma das três fontes escaladas (Type 1, TrueType e OpenType). A nossa escolha recaiu sobre a Courier e a Open Type.
Courier
Esta tipografia monoespaçada, de serifa egípcia projetada para se assemelhar às letras produzidas por uma máquina de escrever, foi criada por Howard "Bud" Kettler em 1955.
Open Type
Esta tipografia escalada foi criada pela Microsoft em conjunto com a Adobe para melhorar a portabilidade e a independência dos documentos entre diferentes plataformas. Pode ser corretamente dimensionadas para qualquer
tamanho.
Nuvem de Palavras
Nuvem de palavras é uma imagem que destaca palavras e termos que ocorrem com
mais frequência em textos, blogs ou base de dados. Tivemos a tarefa de criar uma nuvem de palavras à nossa escolha. Esta foi a nuvem criada por nós através do site
http://www.tagxedo.com/, na qual utilizámos os nomes de algumas bandas.
Webgrafia: