Em que consiste?
O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias: o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue).
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos nos seguintes formatos:
- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a 255;
- Percentagem: de 0% a 100%;
- Hexadecimal: de 00 a FF.
O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices, são denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro. Segue-se o exemplo de algumas cores no cubo existentes:
- Preto: (0,0,0);
- Branco: (1,1,1);
- Azul (B): (0,0,1);
- Vermelho (R): (1,0,0);
- Verde (G): (0,1,0).
Aplicações
As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz transmitida por equipamentos electrónicos como monitores e ecrãs de televisão. As cores emitidas por um monitor de computador são as que o olho humano é capaz de captar, ou seja, vermelho, azul e verde, que combinadas geram milhões de cores.
Complementaridade das cores
Em termos técnicos, as cores secundárias ou complementares de um modelo são cores que resultam de quantidades iguais de duas cores primárias adjacentes. No modelo RGB, estas cores complementares são também chamadas cores secundárias ou cores primárias de impressão.
Webgrafia
https://www.google.pt/search?q=modelo+rgb&espv=2&biw=1280&bih=879&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIt7yx_umKyQIVS9gaCh28AgZv#tbm=isch&q=modelo+rgb+cores+complementares&imgrc=XR7M3cDLKu565M%3Ahttp://ai-b.blogs.sapo.pt/5104.html
Sem comentários:
Enviar um comentário