domingo, 18 de outubro de 2015

Conceitos básicos de Multimédia

Multimédia


Multimédia é proveniente do latim e é uma junção de duas palavras: multus (múltiplo ou numeroso) e medium (meio ou centro). Assim, no seu todo, esta significa múltiplos intermediários ou múltiplos meios. Como é possível depreender através da análise etimológica de multimédia, esta designa uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem. Este conceito refere-se, também, às tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.


Tipos de Media






->  Quanto à natureza espácio-temporal, os media podem ser classificados em estáticos estáticos, que também se designam por discretos ou espaciais, na medida em que a sua apresentação envolve apenas a dimensão espacial, ou dinâmicos também designados por contínuos ou temporais, já que a sua apresentação evolui no tempo, podendo envolver ambas as dimensões em simultâneo (espacial e temporal).
Os estáticos são constituídos por elementos de informação independentes do tempo que apenas variam na sua dimensão espacial,  tais como parágrafos de textos, modelos gráficos ou conjuntos de pixeis (imagens). Estes elementos são apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado.Nos dinâmicos, o tempo faz parte do próprio conteúdo, ou seja, se a informação temporal é alterada, a sequência dos elementos que constituem o conteúdo também se altera.  É comum identificar os tipos de media dinâmicos utilizando, respetivamente, as designações de imagens em movimento para o vídeo digital, e gráficos em movimento para a animação.

-> Quanto à origem, os media podem ser considerados como capturados ou sintetizados.
Os capturados resultam de uma recolha externa para o computador, através da utilização de um hardware específico, como por exemplo, os scanners, câmaras digitais e os microfones.Os sintetizados são produzidos pelo próprio computador através da utilização de um hardware e de softwares específicos.






Através da tabela podemos depreender que o correspondente dinâmico da imagem é o vídeo e o correspondente dinâmico dos gráficos (ou desenho vectorial) é a animação. O texto e o áudio não possuem correspondentes, respetivamente, dinâmico e estático. Na prática, se considerássemos uma narração falada como um tipo espacial de áudio, já podíamos dizer que a narração é o correspondente dinâmico do texto.


Modos de divulgação de conteúdos multimédia



Os conteúdos multimédia podem ser divulgados online (através de uma rede informática local, como a internet) ou offline (através de suportes de armazenamento como CD e DVD).A divulgação online permite a que um maior número de utilizadores tenha acesso aos conteúdos multimédia, estes podem conter centenas de MB.De forma offline, o armazenamento dos conteúdos multimédia é feito através de dispositivos que fazem a divulgação. Porém, os utilizadores têm que trazer os dispositivos para aceder aos conteúdos multimédia.

Divulgação offline
Divulgação online

Webgrafia

http://pt.slideshare.net/maria12cse/conceitos-bsicos-de-mltimedia
http://pt.slideshare.net/lmbg/uma-introduo-ao-multimdiaconceitos-bsicos
http://images.techhive.com/images/article/2013/06/internet_keyboard-100042718-orig.jpg
https://cdn.realwebhost.eu/images/345/1/110_cddvdblu.png


Sem comentários:

Enviar um comentário