segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ergonomia

Para a elaboração da segunda ficha de trabalho, a professora apresentou-nos alguns vídeos que nos ajudaram a compreender a importância da ergonomia, não só nos postos de trabalho, mas em qualquer situação do quotidiano. Após uma breve pesquisa, aprofundámos os nossos conhecimentos a respeito deste assunto e apresentamos, em seguida, uma síntese da informação recolhida. 

O que é a Ergonomia?


A palavra “ergonomia” deriva do grego “ergon” e “nomos”, que significa “trabalho” e “leis ou normas”, respetivamente. É uma área da ciência económica que se debruça sobre a relação entre o ser humano e o trabalho que executa. Esta procura desenvolver uma integração completa entre as condições de trabalho, a eficácia do sistema produtivo e as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador.

A Ergonomia visa desenvolver e aplicar técnicas de adaptação que permitam aumentar a eficiência organizacional, a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador, elevando os níveis de produtividade. Para tal, concebe ferramentas, mobiliário, máquinas e métodos de trabalho, de modo a corrigir alguns problemas e a implementar técnicas mais adequadas para a realização de tarefas.




Regras básicas de Ergonomia na utilização de um computador


Sempre que se utiliza um computador deve manter-se uma postura correta, de forma a evitar posições incómodas, posteriores dores musculares e lesões na coluna. Para além de contribuir para o nosso bem-estar, este posicionamento permite aumentar a produtividade das nossas atividades. 

Para se conseguir uma postura adequada deve seguir-se as indicações ilustradas na figura abaixo representada.




Para além de termos todos os cuidados, com a posição corporal, já referidos, devemos ter especial atenção à maneira como utilizamos o teclado e o rato.




Deixamos agora um vídeo para esclarecer algumas dúvidas que possam ter prevalecido. 




Webgrafia


Sem comentários:

Enviar um comentário